terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Requisitos...

Como o ser humano é perturbado não?
Outro dia encontrei uma amiga que desabafou seus problemas em seu namoro de uma forma agonizante. Não lembro bem a historia, foquei apenas na causa. Ela reclamava do jeito que o garoto vinha se comportando nas ultimas semanas. Eu achei graça - não, eu não ri na frente dela, pelo menos não que ela tenha notado.
A graça estava na mudança tão aparente que minha amiga me mostrava, pois a garota que me relatava seus aflitos era a mesma que meses atrás havia me dito que conhecera um garoto de personalidade que a encantara. Por que a mudança então?
Foquemos no garoto em primeiro plano. Sim, eles mudam, não por serem garotos, mas por serem humanos. Nós, seres humanos, mudamos, a cada dia, a cada nova experiência vivida. A causa é sempre muito bem exposta para quem quiser nota-la, mas não é algo que possa ser sempre compreendido. Uma mudança, mesmo que bem vinda, é sempre algo novo, diferente, e em todas as vezes causa um certo impacto. Ressaltemos porem, que a mudança ocorre mas que a essencial real da personalidade sempre estará lá de um jeito ou de outro.
Agora avaliemos a garota, ela gostava dele ou de sua aparência momentania?
As pessoas criam padrões para amarem, para gostarem de alguém. Hoje em dia, e talvez tenha sido sempre assim, ama-se aquilo que desejemos que a pessoa seja, e não o que ela realmente é.
E quando nossos desejos não são atendidos, há a falta de interesse pelo parceiro, pelo relacionamento.
Aprendamos a amar aquilo que nos é dado, em vez de desejar o que o que não possuímos.



Carolina Assis

domingo, 20 de dezembro de 2009

Não apenas isso...

A pior coisa de ser mortal é saber que não podemos passar todo o tempo fazendo aquilo que mais gostamos, ou simplesmente ficar perto do quem mais amamos, como seria o meu caso. Não podemos, porque algum mal amado inventou que todos nós deveríamos passar a vida inteira construindo um futuro estável, embora é claro, ele muitas vezes - ou na maioria- nunca chega.Ah ótimo, construiremos então um futuro, o que obviamente vem acompanhado com uma boa construção profissional e um casamento. Você arranja um emprego, constroe uma família e vive feliz para sempre. Não.
Sejamos sinceros, quantas pessoas você conhece que teve uma vida assim?Essa historia de contos de fada não faz parte da vida, nunca fez, e sem duvida alguma, nunca fará. Primeiramente porque em contos de fadas não há trabalho, nem estudos, todos nascem ricos, ou se tornam no fim da historia sem esforço algum. Pois bem, é preciso se esforçar sim, e alguns se esforçam, alguns lutam, alguns alcança parte dessa conquista, desse 'futuro'.
Mas por que não chegamos completamente ?
A verdade que todos nós sabemos muito bem, embora não gostamos de admitir, e entra aquele eterno cliché 'a verdade é dura. Ah é sim, mas é preciso ser vista, e ser reparada.
E aqui esta ela meu caros, constroe-se um futuro e esquecem da construção de um carácter.
Sim, carácter, aquela elaboração de conceitos, virtudes e ideias que formam uma pessoa, suas atitudes, suas palavras, a sua vida em si, ou o que se fez nela.
Preocupados apenas como nos viveremos quando ficarmos adultos, nos deixa esquecer que a vida começou a muito tempo, lá atrás, quando você virado de ponto cabeça e te bateram para que você chorasse. Uma bela maneira de se vim ao mundo, não?
A sua vida já havia começado, cada novo passo, nova palavra foi uma conquista, uma nova forma de se criar uma personalidade, e o futuro? O futuro é a cada dia, constroe se a vida, a partir de cada atitude, de cada laço formado.
O erro é apenas um, a preocupação de criar uma vida exemplar é tão grande que ocupa o lugar de vive-la.

Carolina Assis