segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sim, você é louca, louquinha...

...Mas vou lhe contar um segredo: As melhores pessoas são assim!

"Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

Mas eu não quero me encontrar com gente louca - observou Alice.
Você não pode evitar isso - replicou o gato.
Todos nós aqui somos loucos. Eu sou louco,você é louca.
Como você sabe que eu sou louca? - indagou Alice.
Deve ser - disse o gato - Ou não estaria aqui."


Devo ser algum tipo de Alice dentro de um mundo que você criou para mim.
Ou algum tipo de Gato que sai por ai dizendo coisa que ninguém entende.
Talvez uma mistura dos dois.
É que percorrer caminhos ainda é melhor do que indicar a direção.


"Aonde fica a saída? - Perguntou Alice ao gato que ria.
Depende - respondeu o gato.
De quê? - replicou Alice.
Depende de para onde você quer ir..."

[Lewis Carroll]

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Deixe-me ser o que sou, o que fui, um rio que vai fluindo…

[Mario Quintana]

Um amor físico, fatídico, real, raro e patente. Um amor que nasceu, mas nunca viveu. Um amor que aconteceu, mas não foi ocupado. Daquelas comédias românticas que ninguém tem tempo de rir, pois já começa pelo final. Os amores mais bonitos são aqueles que nunca foram usados.
[Gabito Nunes]

Aquilo que explode no peito quando vemos algum vestígio de aparecimento. Ah... a saudade. Nunca soube seu real significado, nunca havia perdido ninguém de maneira tão intensa, talvez porque nunca tenha desejado alguém da mesma forma. Deve ser um erro gostar tanto assim de outro ser humano, deve ser um castigo desejar a única coisa que não se pode ter quando possuo dias que tenho tudo que desejei. Sinto em lhe dizer que continuarei desejando por não encontrar forma de expressar o que sinto, e assim não me esvaziar desse vazio que só vejo você como forma de ocupa-lo, sinto muito se não serei forte como desejou que eu fosse, ou fraca como esperava que eu seria. Não te procurei, porque te achei todos esses dias dentro de mim, e não o farei enquanto seu nome soar como eco do meu e seu rosto aparecer quando eu olhar no espelho. Não te procurei porque sinto que algo esta por trás de tudo isso, e que alguma ação minha quebraria o efeito... Mas se quer saber eu já não espero que as coisas se ajeitem com o tempo, porque não vejo mais tempo, já não o tenho mais, ele se foi com você quando todas as outras coisas que ocuparam seu lugar chegaram.

[Carolina Assis]

Afinal, viver tem sido sempre assim, quando dou sinal dos meus desgastes, vejo a vida nascer de novo, feito flor que transforma o olhar. Não tenho certeza alguma. Mas trago comigo um punhado de coragens para usar. Sem regras… hoje só garanto o acaso.
[Solange Maia]

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Com um pouco de esforço...


conseguimos gostar do que encontramos e esquecer o que queríamos achar.

"As vezes o destino parece cruel.
Te separa da pessoa que você pensa ser tudo na sua vida.
Mas apesar de cruel, duvidoso e infeliz, ás vezes, o destino não erra.
Uma história pra ser quase perfeita precisa ter curvas."


Não sei nem dizer quando foi o momento exato que senti que cada parte do meu corpo gritava o seu nome, provavelmente foi quando me vi diante de todas as mudanças que queria ver na minha vida, expostas da maneira como sempre desejei. Mas eu esperava mais.. quando vi meu mundo do jeito eu queria, quando vi minha maturidade envolvida nos meus dias, quando vi meus sonhos esbanjarem realidade, eu tive a certeza que cada coisa que eu fazia tinha parte da sua vontade, e eu esperava olhar para tudo isso e perceber que você voltava. que depois de tantos dias construindo o que você sempre desejou a mim, esperava uma recompensa, esperava te ver entrando pela porta que um dia você saiu. Você não só não entrou como não soube de nada disso, não pode saber como sua garotinha que há anos vinha sendo protegida por você dos sonhos malucos e da vida de fantasia, tinha tornado realidade cada passo que ela havia desejado. E mesmo assim sou capaz de sentir falta de quando você colocava meus pés no chão, de quando me trazia de volta a terra dizendo que se eu não aprendesse logo voltar sozinha o mundo me faria cair. Mas ele não fez, porque você não esperou eu aprender contigo e se foi me deixando aprender sozinha, você deveria saber que eu aprenderia rápido se eu tivesse a certeza que isso lhe traria de volta. Não trouxe. Mas agora vendo tudo isso que tornei real, posso te dizer, de coração, ou apenas de mente, que eu fiz tudo em seu nome, mas pensando nas minhas vontades. Porque quando começo me desesperar e desejar acabar com toda essa vida bela para trazer você de volta, eu lembro das suas plavaras "eu quero te tornar uma pessoa melhor", e tornou. Agora, hoje talvez, eu seja tudo aquilo que desejou que eu fosse, que pensou que eu era quando me conheceu e em seguida se apaixonou por mim, e isso faz com que eu não deseje outra coisa, há não ser desfrutar de todo esse caminho que sua lembrança me ajudou a construir. Só lamento que você já não esteja mais por perto para segui-lo comigo.

[Carolina Assis]

De repente a gente se encontra numa esquina,
num outro planeta,
no meio duma festa ou duma fossa,
a gente se encontra, tenho certeza.
[Caio Fernando Abreu]

Alguma coisa me diz que coisas grandiosas estão por vir.
Por isso abro meu coração pra alegria, pra vida e pro sol
que acaricia e não machuca… E é nesse estado de gratidão
e contentamento que qualquer pensamento negativo que
eventualmente surja, morrerá de inanição.
[Marla de Queiroz]

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?

[Friedrich Nietzsche]

Desculpai-me vos mas vou continuar a falar de mim que sou meu desconhecido, e ao escrever me surpreendo um pouco pois descobri que tenho um destino. Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?
[Clarice Lispector]

Tinha uma lista de tudo que queria viver e me tornar...Mas isso era algo que ninguém sabia, talvez nem eu mesma. Dentro de mim havia possibilidade maior que opções e eu tornava cada uma delas reais em minha cabeça, porque eu queria que fossem, e tudo jazia do erro da vida ao me tornar mimada demais me dando tudo que desejava e precisava antes mesmo de saber disso. E quando se tem tudo se reconhece o valor de muito pouco... A cada época da vida eu desfrutei te todos os gostos, personalidades, duvidas e desejos possíveis. Fui mudando e procurando me encontrar em casa nova musica, e em cada novo local que eu conheci, e depois de muitas mudanças bem sucedidas e mesmo assim abandonadas, eu me encontrei em mim mesma. Descobri que podia ser tudo e ter tudo em meu mundo e fazer a coisa certa para ser aceita no de vocês. Mas como diz Raul Seixas prefiro ser uma metamorfose ambulante, prefiro ter essa constante duvida de todos meus desejos, e essa vontade insaciável de querer mudar o tempo todo. E mudar. Aperfeiçoar. Se arrepender, e voltar atrás talvez. Porque é lindo ter forças para isso, ter consciência de atitudes e suas consequências, e das influciências que ela causaram não apenas na sua vida, mas na de todas que te rodeiam. E devo isso não as consequências da vida, porque admito que houveram poucas. Não que eu tenha errado miseramente, porque não foi, eu errei muito, cometi erros escandalosos, desperdicei oportunidades de me tornar algo melhor antes de aprender que eu deveria fazer isso. Mas desperdicei e quando aprendi, perdendo pessoas e coisas que hoje fazem falta apenas a mim, e não a minha vida, eu aprendi e ser que me tornei tudo que um dia esteve naquela listinha no fundo da minha cabecinha, a que só pensava em ser feliz e sair por ai arrancando sorriso de quem eu amava. Minha vida hoje, é um quadro perfeito que eu coloco nele o que quero, as cores que escolho e os desenhos que moldo, e tenho orgulho de tudo que aprendi, mesmo não sendo através de sofrimento como as outras pessoas, mas através de alegrias e de gente que esteve comigo esperando que eu errasse para que me ajudassem a consertar os erros. Agradeço a elas e a Deus por me dar essa memoria falha que não se lembra dos erros dos outros e ao mesmo tempo por lembrar meu amor pela mudança e melhoria. Agora, que eu vejo minha exposição de pinturas que venha construindo, posso estufar o peito e dizer que tenho tudo que um dia eu desejei porque aprendi como ter, e o que perdi, pode dar espaços a coisas que ganhei... Porque mesmo eu errando muito, eu ter perdido muito, um começo ruim não é nada perto da minha vontade de fazer um final continuo perfeito. E assim vai sendo, quero mesmo é me tornar cada dia mais o que eu sou, o que dentro de mim eu sempre fui.

[Carolina Assis]

A única coisa que queria era viver.
Não sabia para que, não se indagava.
Quem sabe, achava que havia uma gloriazinha em viver.
Ela pensava que a pessoa era obrigada a ser feliz.
Então era.
[Clarice Lispector]

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil...

... mas crer que ele está no comando e tem um plano pra nossa vida,
faz a caminhada valer à pena.

Fica contente, amor, fica contente. Eu queria tanto que as pessoas todas fossem mais contentes, é tão bom ficar contente. A gente vê na rua todo mundo tão triste, por que as pessoas estão tristes? Ahn? Queria tanto sair por aí alegrando as pessoas, olha, não fique triste, segura minha mão e vem comigo que te mostro o jardim da alegria com Deus lá dentro, vem.
[Lygia Fagundes]

Obrigado por ter se mandado...

...ter me condenado a tanta liberdade.
[Cazuza]

E de vez enquando surge aquela voz na cabeça dizendo" Ele também pensa em você, ele também sentiu sua falta. "E eu acredito não porque quero, mas porque não costumo fugir das cirscunstancias reais, nem mesmo do vento que sempre te trouxe com aquele sorriso dizendo que queria me ver só para que eu não sentisse tanto saudades suas. E eu sorria e você ficava eufórico achando que eu acreditava nisso, e por conseguir manter seu segredo salvo comigo. Dessa vez, ao menos, nós dois sabemos que a diferença não foi você ir embora...
...Foi eu permitir isso.
[Carolina Assis]

Tenho uma vida ótima. Mas nenhuma dessas coisas se comparava ao prazer que eu tinha ao ouvir o barulhinho de uma mensagem dele chegando. Ou de quando o porteiro dizia seu nome e o meu coração disparava tanto que eu tinha medo de morrer antes de o elevador abrir a porta. E olhar para ele, com o seu sorriso misturado de pior e melhor pessoa do mundo. E olhar o brilho dos seus olhos sem saber se vinha da alma ou da lente de contato. Enfim: olhar e me sentir errando tanto e acertando muito. Isso tudo fazia valer os últimos dez, quinze ou quarenta dias sem saber se ele estava ou não vivo. Mas aí resolvi começar o ano fora dessa palhaçada. Essa não parece a história de uma mulher esperta ou que merece uma história melhor. Quem pode cobrar da vida uma história de verdade se fica alimentando uma coisa desse tipo? Chega. Por isso, com muito custo, chacoalhei minhas mangas. E só eu sei o quanto doeu ver a melhor coisa do mundo indo embora. Doeu um, dois dias. No terceiro, a melhor coisa do mundo virou a melhorzinha. Que virou a décima melhor. Que não virou nada.
[Tati Bernardi]


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Seria diferente se você soubesse que aquela era a última vez?

E que bonita foi aquela noite - em que se encontraram e se perderam para sempre.
[Caio Fernando Abreu]
Voltei para casa aquele dia pensando que enfim, tudo se ajeitaria. Nunca havia visto seus olhos brilharem tanto por ter me visto, mesmo que eu já esteja acostumada com um certo brilho na minha presença, daquela vez foi diferente... E foi a ultima. Agora sempre que me lembro desse pensamento eu sorrio, mesmo com uma pontada e dor no peito, devido a ironia cruel que esse nosso encontro e sua imagem nele nos trouxe. Você não sabia que acabará ali, nem eu. E quase posso ter a certeza que foi justamente essa falta de conhecimento que deu toda a beleza da situação. Não sei em que ponto começamos a nos perder, e as vezes penso que o problema foi que nunca nos encontramos de verdade. A realidade é que você já fazia falta antes mesmo de aparecer na minha vida. Por que não faria justo agora? E faz. Muita. Mas é só. É só falta de tudo que me proporcionou e de toda sua presença que consumia todos meus dias. A necessidade de você para meus sorrisos foi embora junto com o seu. E isso me fez lembrar que eu aprendi a ser forte com você, e ao mesmo tempo estar ao seu lado e querer ser fraca para que fosse necessária sua proteção. Mas nunca foi, nunca fomos encaixados porque eu não sou um encaixe, e só agora percebo isso. Mas ainda assim você foi a melhor aproximação de tal definição. E eu ainda te espero secretamente, porque você me ensinou que tudo muda a todo momento. Inclusive nossas formas. Ontem não encaixamos por faltas de peças, mas isso foi ontem...
[Carolina Assis]

Porque se você não vem é como se o tempo fosse passado em branco,
como se as coisas não chegassem a se cumprir porque você não soube delas.
[Caio Fernando Abreu]

Dos nossos planos é que tenho mais saudade.
Quando olhávamos juntos na mesma direção,
aonde está você agora, alem de aqui, dentro de mim…
Agimos certo sem querer foi só o tempo que errou,
vai ser difícil sem você, porque você esta comigo o tempo todo
e quando vejo o mar, existe algo que diz,
que a vida continua e se entregar é uma bobagem…
Já que você não está aqui o que posso fazer é cuidar de mim,
quero ser feliz ao menos, lembra que o plano era ficarmos bem.
[Legião Urbana]

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sabe Deus por quais motivos nossas vidas precisavam se cruzar.

Posso te garantir que o verão sem você me deixou mais mulher, mais leve e mais bronzeada e que, depois de sofrer muito querendo uma pessoa perfeita e uma vida de cinema, eu só quero ser feliz de um jeito simples. Hoje o céu ficou bem nublado, mas depois abriu o maior sol.
[Tati Bernardi]

Quando aconteceu foi fácil, como todas as outras vezes. E olha meu amigo, que não foram poucas, mas em todas elas havia luz, tinha uma certa beleza escondida, uma paz esperando ser pega. E pegávamos, éramos tão bons em reconciliarmos quanto éramos em deixarmos um ao outro, talvez até melhor. Não dessa vez. Não me lembro realmente de tudo que senti, porque a realidade é que não senti nada, você foi -confesso, que de uma maneira mais turbulenta - mas foi. E você havia ido outras vezes. Você havia voltado... Você não voltou. E me deixou ouvindo todos os dias de todos que voltaria. Deixou-me sem espera, porque sabia de alguma forma louca e inconsciente que eu não esperaria. No fundo era isso o tempo todo, e eu sabia. Sabíamos. Não sofri, isso é bem verdade, mas senti uma falta absurda da sua voz no telefone e das suas visitas surpresas. Ainda sinto, e duvido que deixarei de sentir. Mas tenho que admitir como as coisas se tornaram fáceis, e acredite, odeio admitir isso, porque é o mesmo que dizer que sua volta deixaria tudo mais complicado. De novo. Sabe meu amigo, talvez meu mundo seja melhor se não retornares, mas não será totalmente meu mundo sem você nele. E disso, você sempre soube.
[Carolina Assis]

Mas eu o conheci, e é isso que torna minha vida atual tão estranha. Eu me apaixonei por ele enquanto estávamos juntos, e me apaixonei ainda mais nos anos em que ficamos separados. Nossa história tem três partes: um começo, um meio e um fim. Embora seja assim que todas as histórias se desenrolam, ainda não consigo acreditar que a nossa não durará para sempre. Reflito sobre essas coisas, e como sempre, nosso tempo juntos retorna à minha mente. Relembro como tudo começou, pois agora essas memórias são tudo o que me resta.
[Dear John]