terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pra mim é tudo ou nunca mais...


...O problema é que o “nunca mais” dura só umas horas.
[Tati Bernardi]

Tinha uns papeis em cima da minha escrivaninha. Em branco. Significavam que mais uma vez eu tinha passado boa parte da noite tentando preenche-los. Apenas tentativas. Não saiu uma letrinha se quer, alias depois que você aconteceu, nunca mais consegui por as coisas em palavras. A verdade é que sempre me abriguei em todas elas, podia ser algo complicado, como de fato era, mas nas linhas ficavam simples, legíveis, tinham algum nexo, algum sentido. Mesmo que esse sentido desaparecesse segundos depois, eu podia saborear esse pequeno momento de lucidez. E pensar nisso ainda me dava um aperto, por descobrir que explicar as coisas não as tornavam mais fáceis, tornavam impossíveis. No momento em que minhas historias passavam a ser lidas não havia motivo para que eu as vivesse. Era um tipo de fuga. E me enganei ao pensar que era fuga da realidade, era fuga mesmo das pessoas, que eram tão vazias que eu precisava idealizar e criar um ego a parte que me fizesse vibrar por estar viva e com cada um deles. A cada momento que acontecia em forma de palavras eu tinha a certeza que esta tudo bem, que eu podia continuar. Mas você teimoso, como sempre, insisti em ser melhor do que qualquer idealização que eu possa fazer, e insisti em me manter por perto, mas não perto o suficiente. Com nós não pode ser assim, você fez o favor de deixar minha vida de ponta cabeça, mas de um jeito tão bom, que quero que ela permaneça assim por muito tempo. Eu diria para sempre, mas muito tempo dura mais que meu para sempre. Então deixa assim por muito tempo. Sem palavras, sem descrições, sem fuga. Só uma certeza que se eu for correr de algo, vai ser da vontade de correr pra longe.
Carolina Assis

Às vezes é preciso diminuir a barulheira,
parar de fazer perguntas,
parar de imaginar respostas,
aquietar um pouco a vida para simplesmente
deixar o coração nos contar o que sabe.
E ele conta. Com a calma e a clareza que tem.
[Caio Fernando Abreu]

Nenhum comentário:

Postar um comentário